A inteligência artificial (IA) vem se desenvolvendo de forma crescente no País, trazendo cada vez mais impactos e soluções inovadoras para diversos setores, inclusive no campo jurídico.
No âmbito da advocacia, os mecanismos de inteligência artificial, dentre eles o ChatGPT, desenvolvido e lançado pela OpenAI, vem sendo capazes de entregar diversos resultados e soluções inovadoras aos profissionais jurídicos. O sistema consegue elaborar petições, teses jurídicas, compilar dados e sugerir respostas aos problemas dos mais diversos campos do direito. Além disso, a velocidade e a precisão com que essas informações são geradas é impressionante.
Diante desse cenário, a evolução tecnológica se apresenta como uma ferramenta valiosa e facilitadora aos profissionais da advocacia, especialmente na compilação de informações, pesquisas de decisões dos Tribunais, automatização de tarefas e otimização de procedimentos. Essa adaptação à nova realidade, aliás, vem se tornando uma verdadeira exigência ao profissional que quer se manter atualizado e entregar os melhores resultados a seus clientes.
Contudo, é preciso cuidado na utilização das novas tecnologias. Isso porque a essência da profissão da advocacia sempre demandará o contato humano, a empatia na compreensão das necessidades do cliente e a interpretação da solução jurídica mais apropriada. Tais aspectos jamais serão substituídos pelos recursos oferecidos pela tecnologia.
Portanto, é fundamental que o profissional utilize a inteligência artificial de maneira sensata e perspicaz, utilizando-se dos seus benefícios para potencializar os resultados e otimizar tempo e recursos, mas jamais deixando de lado a verdadeira essência da profissão. A tecnologia, se utilizada de maneira inteligente, se tornará uma verdadeira aliada do profissional, aprimorando suas competências e capacidades.
Ao unir o potencial da inteligência artificial com a competência humana, os advogados poderão garantir um sistema jurídico eficiente e entregar as melhores soluções aos seus clientes, mantendo sempre em foco os valores fundamentais que sustentam a profissão.
Autora: Daniela Foiato Michel – Advogada associada do escritório BVK Advogados. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela FMP/RS e em Direito dos Negócios pela Unisinos/RS.